Algumas dicas

O uso de reservatórios de água em áreas de expansão agrícola do arroz, aumentam a capacidade de desenvolvimento da cultura, porém é necessária adesão à legislação local e um cuidado extremo com os impactos ambientais decorrentes dessa prática.

Ferro PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Qual é a função do ferro (Fe) nas plantas?

o ferro é um nutrient essencial necessário para o transporte deelectrões na fotossíntese. É aceitador importante de electrões nas reacções redox e acticador de vários enzimas. A deficiência de ferro pode inibir a absorção de K. O ferro não é móvel nas plantas nem no solo.nutricao_ferro_1

Porquê aplicar ferro (Fe) no arroz?

Depois da deficiência de N, P, K, S e Zn, o Fe é geralmente nutrient a seguir que limita o rendimento da cultura de arroz. A aplicação deve ser balanceada para garantir obter uma cultura saudável e produtiva.        

Como manusear o Fe?

Sintomas de deficiência de ferro

Ocorrência de amarelecimento entre as nervures e clorose nas folhas emergentes. Todas as folhas e plantas podem tornar-se amarelas (cloróticas) o que reduz aa material seca e o rendimento.
nutricao_ferro_2
Ocorrência de deficiência de ferro

A deficiência do ferro não é comum em solos alagados ligeiramente ácidos, mas os solos arenosos, calcáreos e alcalinos de terras baixas podem sofrer da deficiência de ferro. A deficiência de ferro é comum em solos neutros, calcáareos e alcalinos de terras altas.

Quanto ferro deve ser aplicado?

A deficiência do ferro é o problema mais difícil e mais caro de corrigir. A aplicação no solo requer 100 a 300 kg de sulfato de ferro por ha. Precisa de aplivações foliares de uma solução de sulfato de ferro 2-3% de chelatos em (200 l por ha) a serem usados 2 a 3 vezes em  intervalos de 2-semanas a partir do afilhamento. A cultura precisa cerca de 0.5 kg Fe ha-1 (ambos palha e grão) por ton de grão, mas uma vez aplicado o ferro não é facilmente disponível para as plantas.

Quando aplicar o ferro?
nutricao_ferro_3
Aplique sulfato de ferro sólido (FeSO4) perto das linhas a uma txa de 100 kg ha-1. Uma aplicação a lanço pode necessitar de 200 a 300 kg dde sulfato de ferro ha-1. Duas a três aplicações foliares de FeSO4 (2-3%solução) ou chelatos de ferro em intervalos de 2-semanas a partir do afilhamento podem ser necessárias.

Quais são s fontes de Fe?

As fonts mais comuns são o sulfato de ferro solúvel (20-33% Fe), sulfato de amónio e ferro (14% Fe) e, chelatos de ferro (5 a 14% Fe).

Toxicidade de ferro: manchas castanhas ligeiras nas folhas.